É fácil falar de amor pela humanidade, difícil é amar um ser - humano em particular. Veja, Tolstoi foi um grande escritor que influenciou milhares de pessoas, tendo como base de seus princípios os ensinos de Jesus. Sendo assim, ele pregava o amor ao próximo, tanto que ao ler o texto que ordenava o jovem a vender tudo o que tinha para dar aos pobres, Tolstoi liberou seus trabalhadores, começou a se vestir como camponês, cedeu o direito das suas obras e começou a se desfazer de todos os imóveis. E quando a fome assolou sua região, passou dois anos organizando programas de atendimento, criando hospitais de campanha e cuidando dos necessitados.
No entanto, sua esposa relata:''Há pouco afeto genuíno nele. Sua bondade não vem de seu coração, mas simplesmente de seus princípios. Suas biografias vão dizer como ele ajudou os trabalhadores a carregar baldes de água, mas nenhuma delas dirá que ele jamais deu descanso à sua esposa e nunca, nestes 32 anos, deu a seus filhos um copo d'água ou passou cinco minutos ao lado de suas camas para que eu pudesse ter uma chance de descansar de meus trabalhos.''
Este gigante da literatura influenciou grandemente M. Gandhi que foi um homem excepcional para o mundo. A Índia lhe intitulou de Mahatma, que quer dizer“Grande Alma”, mas sua esposa o chamava do que? Sim, porque ele tinha dificuldades para amar sua família a ponto de historiadores dizerem que maltratava sua mulher e de criar um filho que se revoltou tornando-se bêbado, jogador e pobre. E não poderíamos nos esquecer de M. Luther King. No país em que vivia, os EUA, os negros eram tratados como animais tanto que havia banheiro p/ brancos e para negros separados. Os negros jamais ocupavam cargos importantes, seus salários eram sempre baixos e em alguns lugares públicos o cartaz dizia: “Proibido a entrada de cães e de negros”. Se um branco entrasse num ônibus lotado, a “pessoa de cor” deveria se levantar e dar seu lugar ao branco. Era humilhação em cima de humilhação. Mas graças a King, muito disso mudou. Porém, a bondade que ele tinha com uma multidão de negros não era evidenciada com sua esposa, pois até as vésperas de sua morte, King a traia.
Multidões são sempre distantes. Pessoas estão bem ao nosso lado. Para dizer palavras de amor num discurso para milhares, precisamos apenas de um pouco de inteligência unida a uma boa retórica, agora para expressar amor de maneira pratica a quem está bem perto de mim, a uma pessoa que vê as minhas falhas e eu vejo as dela a história é outra. O indivíduo vê a miséria de milhões de africanos no jornal das oito e fica extremamente compadecido, pensando: “Como poderia ajudá-los?”. Então, triste a maioria percebe que não tem condições de fazer muita coisa, mas acaba se consolando porque pensa: “Pelo menos eu senti alguma coisa por eles”. Sente ternura pela África, por gente que ele não está apto a ajudar, mas não tem o mínimo de compaixão pelo seu vizinho, alguém ao alcance do seu amor. É por isto que o mandamento de Cristo não é: Ame o mundo. Cristo disse: Ame o próximo. Lideres e pregadores adoram as multidões, mas quantos deles gostam das pessoas? Quase todos amam a humanidade, mas quem ama um ser humano
Autor: Pr. Rodrigo David
Edição: Heverton de Oliveira
Opinião do Moderador: Heverton de Oliveira:
Este texto expressa muito bem a triste realidade atual, onde o mais importante dentro da igreja são números e não almas, visto que se procurarmos infelizmente acharemos muitos Tolstois e Gandhis em nosso meio, com lindas palavras e vidas vazias. Gostaria de dizer uma frase dita por uma sábia a muito tempo: Você quer paz? Vá para sua casa e ame sua família!
Uma Parceria
Continue...
Tags
artigos e estudos