Gratidão

Ao descrever a revolta da humanidade contra o criador, Paulo diz que apesar de tudo, os homens não deram graças a Deus. Sim, o homem natural não consegue ser grato. Dos dez leprosos, apenas um voltou para agradecer. Ao voltar Jesus diz a ele: “Tua fé te salvou”. A evidência da salvação foi manifesta através da gratidão.
O texto de Mt 20 narra a reclamação de alguns trabalhadores com Deus. Jesus contrata alguns homens às oito horas da manhã e combina pagar um denário com para eles para trabalharem até as seis da tarde. Às cinco horas da tarde, Cristo encontra alguns homens e os convida para trabalhar. No fim do dia, na hora de acertar contas com os trabalhadores, Jesus começa a pagar os últimos, aqueles que começaram às cinco da tarde e, portanto, trabalharam apenas uma hora e dá a eles 1 denário. O senhor, então, chama aqueles que trabalharam o dia, e estes pensaram que receberiam mais, comparando o serviço deles com o daqueles que trabalharam apenas uma hora, mas para surpresa de todos, eles recebem um denário. Ficam revoltados e começar a reclamar com Deus, que responde: “Espera aí, não estou sendo injusto com vocês. Eu combinei um denário por um dia de serviço e paguei. Agora, se quero dar mais para estes que trabalharam somente uma hora, eu dou, porque faço o que quiser do que é meu.
Quais foram os erros daqueles que reclamaram? Quais os erros que cometemos que nos tornam ingratos

Quais foram os erros deles?
1-erro: não conhecer a Deus e nem a si próprio


A chave desta parábola é o v.15. “Acaso são maus os teus olhos porque eu sou mal?”. Você não vai entender esta parábola se não compreender que o homem é mau e que Deus é bom. Na realidade, você não pode nem mesmo entender o cristianismo se não souber destas duas verdades.
Jesus foi justo com aqueles que trabalharam o dia todo, a diferença é que ele foi misericordioso com quem trabalhou apenas uma hora. O Senhor é sempre justo, ele nunca dá menos do que merecemos, mas as vezes Ele é misericordioso, quando ele nos dá mais do que merecemos. E foi isto que Ele fez com aqueles que trabalharam apenas uma hora.
Mas aí que está a questão: na ótica de Deus, ninguém trabalhou, fez o bastante para receber por mérito próprio ao menos um real das mãos de Deus. Todos pecaram e mereciam o inferno. Portanto, qualquer coisa que recebamos já é muito mais do que merecemos.
É por isto que sua gratidão a Deus depende do tamanho do seu conhecimento acerca de si mesmo. Quanto mais você se ver como pecador, mas você irá ser grato a Deus.

2-Erro: pensar que Deus faz igual na vida de todos


O problema dos homens é que eles querem determinar como Deus vai ser Deus. O quanto ele vai dar para cada um. E que ele é obrigado a fazer igualzinho na vida de todo mundo. Veja, Davi era homem de Deus e morreu rico num trono. Paulo, entretanto, morreu pobre na cadeia.
Por isto, eu não sei se todo crente deve ser rico, ou se todo crente deve ser pobre, mas sei que todo crente deve ser grato (Fl 4:11-13).

3-Erro: valorizar o que eu não tenho


“Pega o que é teu e vai”. Em vez de ficar feliz pelo que recebeu, os homens preferiram reclamara pelo que os outros receberam.
O ser humano é engraçado: Passa a vida toda sentando no sofá. Aí o caro fica paralitico e pronto; fica com uma vontade doida de correr a são silvestre. O homem perde a família para ganhar dinheiro. Depois que ganha dinheiro, daria tudo para reconquistar a família. O homem vive querendo ser famoso, mas no dia que a conquista ele sai na rua encapuzado. O garoto vive querendo ser mais velho, depois que atinge a vida adulta olha para um jovem e diz: “Eitá idade boa”. Por que? Porque bom para o homem é o que ele não tem. A casa, a esposa, o carro bom é o que eu não tenho, pois o que possui não presta.

4-Erro: comparar o que tinham com o que os outros tinham


A ingratidão das pessoas não é apenas com o que elas tem, e sim com o que elas tem comparado com o que o outro possui. Se os rapazes que trabalharam o dia todo tivessem recebido o seu dinheiro sem saber o quanto os outros receberam, eles nem teriam reclamado. A reclamação estava no fato do que eles receberam comparado com o que os outros receberam.
O homem compara tanto que até o consolo dele é assim: “Se não tem chinelo, lembre-se que tem gente que não tem pé”. Ou seja, o consolo dele está em saber que existe alguém pior do que ele. Para muitos, benção é isto; ter algo que poucos tem, algo melhor e maior do que os outros. Para mim benção é ter algo maior do que eu mereço. Sendo assim, preciso comparar a minha vida não com a de outros e sim com a misericórdia de Deus. Nesta perspectiva, posso não ter tudo o que quero, mas possuo muito mais do que mereço.

5-Erro: Não se humilharam


A maneira de vencer a ingratidão é se humilhar. Caim ficou com inveja quando fio rejeitado por Deus e viu o Senhor aprovando Abel. A siro fenícia por sua vez, ao ouvir de Deus, que este não faria na vida dela, porque tinha que abençoar os judeus, se humilhou diante do Criador e acabou recebendo a sua benção.
Perguntas e mais perguntas: Perguntas, e mais perguntas: Por que um tem e outro não? Por que uns sofrem e outros não? Tá aqui a resposta de Deus: “Pega o que é teu e vai, porque eu sou Deus todo Poderoso, sou justo e bom e faço o bem entendo com aquilo que é meu. Sim, meu, porque tudo é meu e você já possui muito mais do que merece”


Pr. Rodrigo David

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato