I Sm 17:40 “Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu”.
A teologia da prosperidade diz que só é crente de verdade quem é rico ou bem sucedido aos olhos deste mundo. As pessoas podem tender a pensar que quem é contra esta teologia da prosperidade seja negativo ou apaixonado pelo fracasso. Não, isto não é verdade, somos extremamente positivos. Primeiro, porque cremos sim que Deus cura, faz milagre financeiro e pode engrandecer a quem Ele quiser. Segundo, nós somos muito mais positivos do que eles, porque para os falsos profetas da teologia da prosperidade, eu só ando em vitória quando estou com o bolso cheio e sentado num trono, enquanto que vivemos em triunfo o tempo todo, mesmo com o bolso vazio ou pregado numa cruz (Rm 8:35-37).
Se você é um crente verdadeiro você nunca vai perder. E se existe um sinônimo de vitória na bíblia, é Davi quando enfrentou Golias. A maneira como o rei de Israel o enfrentou, com cinco pedras, é muito sugestiva e nos mostra como enfrentaremos nossos gigantes.
Qualquer um pode se sentir vitorioso com saúde, mas só pessoas que conhecem a Deus como Davi, podem manter a confiança mesmo passando pelo vale da sombra da morte. É fácil viver contente com a despensa cheia, porém apenas crentes verdadeiros possuem a capacidade de dizer “ainda que a figueira não floresça, não haja fruto na vide, o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento, as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação”.
1-Pedra:perseverança
Por que Davi levou cinco pedras? Ora, se errasse na primeira ele teria mais quatro outras chances de acertar. Conta-se que Winston Churchill foi ao seu antigo colégio dar um discurso. Ele subiu ao palco e disse apenas cinco palavras: “Nunca, nunca, nunca, nunca desista!”. Eu acho que sei porque ele falou apenas isto: é porque quem tem perseverança terá tudo o mais. Não adianta falar de talento, inteligência ou sabedoria se eu desisto no meio do caminho. Casamentos terminam por falta de paixão? Não, de perseverança. Empresas fecham devido a produtos ruins? Nem sempre, as vezes o que faltou foi insistência.
Davi acertou de primeira, contudo na maioria das vezes não é assim. Walt Disney ouviu 301 nãos para um pedido de empréstimo antes de alguém acreditar em sua idéia, a Disneylândia. Uma pesquisa com quatro empresários bem-sucedidos mostrou o que eles tinham em comum; todos eles haviam falido 3 ou 4 empresas antes de terem conseguido ter êxito. Os missionários Willian Carey e Adonirão Judson só conseguiram batizar uma pessoa depois de sete longos anos.
A bíblia diz que a igreja de Atos perseverança na doutrina dos apóstolos, na oração e na comunhão. Por que eles perseveravam? Ora, porque era difícil. Tinha dia que era complicado ouvir os apóstolos, era penoso orar e mais duro ainda amar os irmãos.
Temos uma visão muito romântica da igreja primitiva, parecendo até que aqueles irmãos eram quase anjos.
Mas não, eles tinham brigas, discórdias, pecado, o que não tinha era desistência, desanimo e por isto eles eram tão especiais, não é porque não erravam é porque não desistiam. Sua determinação em seguir ao Senhor era até a morte.
2-Pedra:Limitações
Por que uma pedra e não uma bazuca foi a arma escolhida para derrubar Golias? Para Davi sempre se lembrar: quem derrubou o gigante foi Deus. Afinal, quem luta contra um gigante com pedras, sem armadura não pode dizer outra coisa.
Deus muitas vezes no limita, nos deixa com pouco recursos para que aprendamos a confiar Nele. O Senhor viu 32 mil soldados e disse para Gideão: “Disse o SENHOR a Gideão: É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou” (Jz 7:2).
Você pensa que sua limitação é um sinal de que Deus não te ama? Talvez sua limitação seja a oportunidade para o Senhor manifestar a glória dele e te levar a ser dependente do poder de Deus. Pelo menos foi isto que Paulo disse: “quando sou fraco é que sou forte”.
3-Pedra: Prudência
Diz o texto que Davi foi até o rio e escolheu cinco pedras lisas, não por acaso, ele sabia que as lisas era melhores para atirar. Além disso, é dito também que Davi não aceitou a armadura oferecida por Saul. com esta atitude, Davi estava impondo limite a si mesmo? Não, ele conhecia bem a funda e sabia pouco sobre armadura, sendo assim lutar com a pedra, por um lado pode ser limitação, mas por outro era prudência, visto que era algo que Davi manejava bem.
O que estou querendo dizer com isto é que nós devemos usar todas as nossas habilidades e fazer tudo o que está ao nosso alcance para enfrentarmos nossos desafios. Digo isto porque, para muitos, depender de Deus é o mesmo que não fazer nada. Entenderam errado a mensagem que diz “Não confiem em si mesmos. Não faça nada pela força da carne”. Fazer algo na carne é usar de artifícios pecaminosos p/ fazer a vontade de Deus. Agora, se não é pecado, faça tudo o que pode para derrubar o gigante. Davi podia pensar: “Ah, eu confio em Deus, vou levar só uma pedra. Ah, eu confio em Deus vou levar qualquer pedra”. Mas ele não fez isto.
Deixe-me dar uma ilustração para você entender a diferença do crente imprudente, arrogante que age com base na carne e do, prudente que é dependente de Deus, mas nem por isto é relapso. O imprudente diz: “Não plantei, mas vou colher porque confio em Deus”. O arrogante declara: “Plantei e vou colher porque eu sou fera”. O dependente diz: “Plantei e vou colher, mas porque Deus é bom”
4-Simplicidade
Davi rejeitou a armadura de Saul e usou as pedra. Muito pensam que o sujeito rico, bem-sucedido e que está no holofote é assim porque tem a aprovação de Deus. Engano! Porque Saul é quem tinha a armadura e o trono, mas era rejeitado, enquanto que Davi que só tinha uma cajado e cinco pedras era o escolhido por Deus, porque ele é quem tinha a unção do Senhor naquele momento.
A bíblia diz que quando Davi chegou com as pedrinhas, Golias o ridicularizou. É nesta hora que muitos crentes vacilam na fé, quando o diabo diz: que crente é este, de fusca, com este empreguinho mixuruca? E aí o foco muda, em vez da gente querer derrubar o gigante nós nos preocupamos em impressionar o Golias, em vem de vencer o mundo, queremos o aplauso dos ímpios. Veja, por exemplo isto acontecendo na vida da igreja.
Nosso objetivo não é termos grandes prédios, dinheiro e popularidade na cidade, nosso objetivo é derrubar o gigante, é ganhar vidas. É pecado ter armadura? Não, porque depois, Davi teve várias armaduras. Assim como também não é pecado termos prédio. O que é pecado é a gente pensar que estas coisas é que constituem o nosso objetivo como igreja.
5-Pedra: fé
A funda era algo muito comum em Israel nos dias de Davi (Jz 20:16). Sendo assim, havia muitos soldados israelitas que sabiam manejar aquela arma. Portanto, qual a diferença deles para Davi? Fé.
Não sei se Davi era o mais habilidoso com a funda, mas sei que ele era o mais crente em Deus com o coração. Creia em Deus e não haverá impossíveis para você.
Tags
artigos e estudos