Ficar preocupado com o relacionamento prejudica o sistema imunológico

Um novo estudo que ainda será publicado na edição impressa do periódico Psychological Science, nos E.U.A, aponta que ficar ansioso e preocupado com o relacionamento amoroso pode funcionar como um fator desencadeador do estresse crônico, o que pode comprometer o sistema imunológico.



85 casais saudáveis que estavam juntos por, pelo menos, 12 anos entre uma m´dia de idade de 39 anos foram rigorosamente acompanhados. Todos relataram os níveis de estresse em que se encontravam e responderam perguntas sobre o casamento e a qualidade do sono. Casais que estavam esperando um bebê, que exageravam na ingestão de álcool ou café ou ainda que apresentavam algum problema de saúde foram excluídos da pesquisa.


Segundo o autor do estudo, a sensação de insegurança no relacionamento aumenta a produção de hormônios relacionados ao estresse, o que afeta a imunidade. Assim, aqueles que se mostraram mais ansiosos apresentaram maiores taxas do hormônio cortisol e menores níveis de linfócitos T, células fundamentais no combate a infecções em nosso organismo.

Embora seja natural e compreensível sofrer de ansiedade uma  vez ou outra, é importante lembrar que passar grande parte do tempo submetido a esse sentimento é altamente prejudicial. Para amenizar o sintoma, vale apostar na prática regular de exercícios, na terapia e até em uma dieta reforçada para tranquilizar essas preocupações.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal... Mateus 6:34
Melhor  é entregarmos nossas aflições e nosso negativismo a Deus que sabe e conhece cada um de nós, do que viver com desconfiança e insegurança, prejudicando nossa saúde. Vamos entregar nosso futuro a Deus e Ele cuidará de tudo!   


Com informações de Uol

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato