Há um par de versos no início do Evangelho de Lucas, que muitas vezes pular em nossa pressa para chegar com a história real, o que nós pensamos que começa com a vinda do anjo a Maria e do nascimento de Jesus. Mas eles são realmente muito significativo.
Lucas era um homem educado que sabia a importância de verificar suas fontes e obter o direito história. Em seu primeiro capítulo, nos versos 3-4, ele diz a Teófilo que ele tem escrito "para que você possa saber a certeza das coisas que foram ensinadas". Em outras palavras, ele estava dando Theophilus um sólido aterramento intelectual para as crenças que ele tinha apanhado através de sua adoração regular na igreja.
Assumindo Theophilus foi uma pessoa real (o nome significa "amante de Deus" e algumas pessoas pensam que poderia ter sido um termo geral para leitores de Lucas), o que não sabe, é como se sentia sobre algumas das coisas que Luke deixados de fora .
Sabemos de outras fontes muito cedo que havia todos os tipos de histórias sobre Jesus em torno da Igreja primitiva, alguns deles muito estranho, de fato. Alguns deles são preservados em documentos como o Evangelho de Tomé, que tem uma história sobre o menino Jesus fazendo pássaros de barro, respirando sobre eles e levá-los para a vida. Isso é muito doce, mas uma outra história tem-lhe xingando um menino, que cai morto, enquanto seus pais se tornam cegos. Ele também é suposto ter curado James de uma picada de cobra e, milagrosamente, estendia-se um feixe de madeira para ajudar o pai terminar um trabalho que ele estava trabalhando.
Ao deixar histórias como esta para fora, Luke estava dizendo "Eu não acho que estas são verdadeiras." Sabemos como as pessoas ameaçadoras encontrá-lo quando suposições acarinhados são desafiados, assim que esta era potencialmente uma coisa corajosa a fazer.
1.900 anos depois de Lucas escreveu, contamos com os quatro Evangelhos para nos dizer sobre Jesus. Mas o trabalho de compreendê-las e aplicá-las para nossas vidas hoje continua. Acadêmicos, professores e pregadores têm que tentar distinguir entre interpretações verdadeiras e falsas das Escrituras. Às vezes, isso significa que estamos perturbados por desafios para o que nós assumimos era verdade. Às vezes as pessoas se machucar. É certo que devemos ser lento para mudar, e que devemos testar as Escrituras e conservar o que é bom. Mas às vezes podemos segurar uma opinião ou uma interpretação tão fortemente que nossos ouvidos estão fechados ao que Deus está dizendo para nós.
A busca da verdade é caro, e coloca grandes responsabilidades em todos nós: não apenas os estudiosos que fazem o trabalho da sua vida, como Lucas, mas o resto de nós que sentar-se sob o seu ensino. Graça, paciência e um espírito de amor são essenciais à medida que ouvimos.
Como um dos Pilgrim Fathers, John Robinson, disse a bordo do Mayflower em seu caminho para o Novo Mundo: "O Senhor tem mais verdade ainda para quebrar a sair do Sua Santa Palavra."
Tags
artigos e estudos