Alemanha adere Sacerdote robô "BlessU-2" em comemoração há 500 anos de reforma


A Igreja Protestante na Alemanha revelou um sacerdote robótico chamado BlessU-2 como parte das celebrações marcando 500 anos desde a Reforma. O pregador robótico pode ser encontrado em Wittenburg, na Alemanha, e foi desenvolvido pela Igreja Evangélica em Hesse e Nassau.

BlessU-2 também é conhecido como o 'segensroboter', que significa 'robô de bênção'. Cumprimenta aqueles que se aproximam e oferece bênçãos em até cinco idiomas diferentes, alemão, inglês, francês, espanhol e polonês, além de sua escolha para uma voz masculina ou feminina.

BlessU-2 oferece 31 bênçãos para escolher entre as quatro categorias. Uma vez que as bênçãos foram solicitadas, a oração começa.

A cabeça do robô funciona com as sobrancelhas em movimento e uma boca digital que pode alternar entre severo e sorridente. Depois de levantar o braço, as luzes incorporadas nas mãos do robô se acendem, brilhando em direção ao usuário enquanto a boca digital recita um versículo bíblico do Novo Testamento. O robô também oferece um papel impresso, para as pessoas a levarem para casa.

O pastor robô não substituirá o cuidado pastoral, mas as pessoas por trás da criação querem iniciar uma conversa sobre como as máquinas podem fazer parte da vida religiosa. "Queríamos que as pessoas considerassem se é possível ser abençoado por uma máquina, ou se um ser humano é necessário", disse Stephan Krebs da igreja protestante em Hessen e Nassau, que desenvolveu o robô.

Ele contou ao Guardião sobre as reações de pessoas dentro e fora da igreja.

"A ideia é provocar o debate", disse Krebs. "As pessoas da rua são curiosas, divertidas e interessadas. Eles são realmente tomadas com ele, e são muito positivas. Mas dentro da igreja algumas pessoas pensam que queremos substituir os pastores humanos por máquinas. Aqueles que são orientados para as igrejas são mais críticos.

"Não queremos robotizar o trabalho de nossa igreja, mas veja se podemos trazer uma perspectiva teológica para uma máquina".

Enquanto a BlessU-2 pode ter surpreendido as pessoas e é o primeiro robô que abençoa os cristãos, não é a primeira vez que a inteligência artificial dos robôs e as crenças religiosas se uniram.

Em 2015, um templo budista em Pequim desenvolveu um monge robótico chamado Buddhabot, que poderia cantar mantras e explicar princípios básicos de fé. Em 2013, um robô humanoide chamado Isaac ajudou a iluminar uma menorah pública de São Francisco na sétima noite de Hanukkah.

Você pode ver o BlessU-2 em ação no vídeo abaixo.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato