Pelo menos 26 pessoas morreram no tiroteio da igreja de domingo em Sutherland Springs, no Texas, disse o governador Greg Abbott em entrevista coletiva.
Cerca de 20 outros ficaram feridos, disse Freeman Martin, diretor regional do Departamento de Segurança Pública do Texas, com vítimas com idade entre 5 e 72 anos.
Entre os mortos, a filha de 14 anos do pastor da Primeira Igreja Batista, Frank Pomeroy, de acordo com sua esposa, Sherri Pomeroy, a mãe da menina. O casal viajava para fora do estado quando ocorreu o tiroteio.
As autoridades não disseram o que pode ter motivado o atirador suspeito, que mais tarde foi encontrado morto em seu veículo.
O tiroteio devastou a pequena cidade do Texas a leste de San Antonio, descrito como um lugar onde "todos conhecem a todos".
O ataque
Sem nomear Kelley, Martin descreveu o atirador na conferência de imprensa de domingo como um jovem homem branco que estava vestido com uma "engrenagem de tipo tático" totalmente preto e vestindo um colete balístico.
Martin disse que o suspeito foi visto em um posto de gasolina Valero do outro lado da rua da igreja em Sutherland Springs, às 11h20, hora local, no domingo de manhã.
O suspeito deixou o posto de gasolina, atravessou a rua, saiu do veículo e começou a disparar antes de entrar na igreja, disse Martin.
Como o atirador suspeito deixou a igreja, um residente local usou seu próprio rifle para envolvê-lo, disse Martin. O atirador então fugiu da igreja, enquanto o cidadão o perseguia.
Após uma breve perseguição, o policial descobriu mais tarde o suspeito de uma ferida de bala dentro de seu veículo. Um funcionário da lei informado sobre a investigação disse que várias armas foram encontradas no carro de Kelley. As autoridades disseram que não sabem se a ferida foi auto-infligida ou o resultado do residente que disparou contra o suspeito, disse Martin.
O atirador foi morto depois de uma breve perseguição no norte do vizinho Guadalupe County, disse o porta-voz do escritório do xerife do condado de Guadalupe, Robert Murphy, no domingo.