Cristão pode consumir bebidas alcoólicas socialmente?

O que a Bíblia diz sobre o consumo moderado de álcool? Vejo uma crescente abertura para beber socialmente em nosso círculo de amigos cristãos. Na verdade, essa parece ser a nova norma, mas não tenho certeza se me sinto confortável com isso.



As opiniões sobre beber socialmente variam muito na comunidade cristã; crentes igualmente comprometidos encontram-se em lados opostos da questão. Mas como você, notamos uma tendência de aceitação do uso casual de álcool nos círculos evangélicos – especialmente entre os jovens adultos.

Não cabe a nós estabelecer a lei aqui, porque esta é uma daquelas áreas cinzentas da vida e conduta cristã onde todos precisam estar “plenamente convencidos em sua própria mente” ( Romanos 14:5, ESV ). Ainda assim, temos alguns pensamentos que podem ser úteis para você tirar suas próprias conclusões.


Embriaguez vs. Autocontrole

A Bíblia nunca dá instruções detalhadas sobre beber. No entanto , fornece princípios que todo cristão deve considerar. Conclusão: as Escrituras proíbem a embriaguez, não a bebida . Se um cristão optar por consumir álcool, deve fazê-lo com moderação e autocontrole.


Várias passagens na Palavra de Deus condenam abertamente a embriaguez (veja Romanos 13:13 , Gálatas 5:19-21 , 1 Timóteo 3:1-7 e 1 Pedro 4:3 ). Mais notavelmente, Efésios 5:18 proíbe a intoxicação, contrastando com ser controlado pelo Espírito Santo: “Não se embriaguem com vinho, porque isso é libertinagem, mas enchem-se do Espírito” (ESV). Em outras palavras, as Escrituras nos advertem que beber em excesso pode nos fazer perder o controle de nossas mentes e corpos. Isso é claramente pecaminoso.

Mas a Bíblia não diz que todo consumo de álcool é errado. Jesus não hesitou em transformar água em vinho nas bodas de Caná ( João 2:1-12 ). E Paulo aconselhou Timóteo: “Não beba mais apenas água, mas use um pouco de vinho por causa do seu estômago e de suas doenças frequentes” ( 1 Timóteo 5:23 ).

Como sua bebida afeta você – e os outros?

Os cristãos têm a responsabilidade de regular todo o seu comportamento em todas as áreas da vida de acordo com a lei do amor ( Tiago 2:8 ). Portanto, beber deve ser tratado com oração e consideração cuidadosa.


Se alguém decidir beber, deve se precaver contra a natureza progressiva do alcoolismo (a tendência de passar de uma escolha livre para um vício químico). É particularmente importante estar ciente de qualquer histórico familiar relacionado ao alcoolismo, pois isso pode aumentar as chances de uma pessoa perder o controle.

Os menores devem obedecer à lei e abster-se de qualquer uso de álcool.

Lembre-se do conselho que Paulo dá sobre pedras de tropeço em 1 Coríntios 10:23-33 : A pergunta que devemos fazer a nós mesmos não é o que pode ou não ser permitido – essa é uma abordagem egocêntrica. Em vez disso, devemos perguntar como nossas escolhas (e como comunicamos nossas perspectivas) podem afetar outras pessoas ( Filipenses 2:3-4 ).


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato