Apesar de a família ter afirmado anteriormente que não haveria nenhum tipo de velório, os familiares se reuniram por volta de 14h15 para um "culto de despedida" ao jovem, na capela F do cemitério. Muito abalada, Eyshila falou para as cerca de 400 pessoas presentes. "Estou certa que nem a morte, nem a vida, nem a angústia, nada nos separa do amor de Deus e que, na eternidade, vou ver meu filho. Agradeço a Deus acima de todas as coisas, porque a vontade Dele é soberana", disse ela, que em seguida começou a cantar a música "Tu És fiel".
O pastor Arolde de Oliveira, as cantoras Cassiane, Bruna Karla, Flor de Lis e várias outras do meio gospel também compareceram ao local. Muitos colegas de escola, alguns até de uniforme, fizeram questão de dar o último adeus a Matheus. O pastor Silas Malafaia fez uma oração:
"Vamos orar e consolar a família, mas nós sabemos que Matheus já está bem e com Jesus", disse ele. "Onde quer que estejamos, Deus nos ama e Ele está vivo. Nada nos separar desse amor. Nós não falamos para o morto, mas para os vivos. A morte do Matheus está salvando vidas, muitas pessoas passaram a orar, estão crendo em Deus. Eu sei que essa é uma perplexidade que ultrapassa nosso entendimento. Perdas doem, nós temos que chorar, mas tenho certeza que Deus tem um propósito na vida dessa família."
Um amigo próximo da família, que preferiu não se identificar, contou por que eles acabaram fazendo o "culto de despedida": "Eyshila é uma pessoa conhecida, com muitos amigos. Muitas pessoas oraram pelo Matheus, não tinha como não ter velório. Todos querem se despedir".
'Coração está doendo', disse Eyshila
Por volta de 15h20, o corpo de Matheus foi enterrado. "Sei que o coração de todo mundo aqui está doendo, mas sei que as orações de todos estão sendo ouvidas", disse Eyshila, enquanto o caixão descia.