Três cristãos que pasaram meses em uma das piores prisões no mundo estão livres

No início deste ano, as autoridades iranianas prenderam Bahram Nasibov, Eldar Gurbanov e Yusif Farhadov por alegadamente conduzir a atividade missionária. 




Em suas primeiras horas de entrevista de televisão depois de ter sido lançado, os homens disseram CBN News eles sabiam a missão no Irã era arriscado.

"Estávamos esperando que Deus faça algo novo para nós nesta viagem, mas não tínhamos ideia dos eventos que transpiram horas depois chegamos", disse o 37-year-old Bahram Nasibov.

Em 24 de junho, 2016, os três homens do Azerbaijão, um país ao longo da fronteira noroeste do Irã, foi ao encontro com os cristãos iranianos.

Os homens deixaram a capital do Azerbaijão, Baku e se dirigiu para a cidade de Astara, na fronteira com o Irã eo Azerbaijão. Uma hora depois eles estavam dentro do Irã. Na área da fronteira, eles pegaram um táxi local e levou cerca de 300 milhas ao sul da capital iraniana de Teerã.

Enfrentando Hard Time em Notorious prisão de Evin do Irã

Yusif Farhadov estava em um apartamento que conduz um estudo bíblico quando uma batida repentina na porta chamou-os de surpresa.

"Abrimos a porta e de 20 a 25 homens, de repente correu para o apartamento", disse Farhadov CBN News.

Eldar Gurbanov, 48, disse que imediatamente sabia que eles estavam em apuros.

"Quando eles invadiram o apartamento, eu soube imediatamente que eles eram policiais ou agentes do governo, porque eu tive experiências semelhantes no Azerbaijão, quando as autoridades iria invadir nossas reuniões cristãs", disse Gurbanov.

Após o interrogatório, o governo acusou de tentar converter os iranianos ao cristianismo e enviou os homens para a prisão de Evin, a prisão mais notória do Irã.

"O juiz disse-nos que poderíamos passar 10 anos na prisão", disse Nasibov.

Os próximos dois meses significou dias de confinamento solitário.

"Fui preso várias vezes para compartilhar o amor de Cristo, mas nunca colocou em confinamento solitário", disse Gurbanov. "Esta foi uma experiência nova e eu nunca desejaria isso a ninguém."

Uma pequena, sala fria. Sem janelas. Sem cama. Apenas uma pia.

"Claro que eu tinha pensamentos que eu poderia passar o resto da minha vida na prisão, mas nunca me arrependi de ir para o Irã."

Isso porque, em 2003, Nasibov diz que Deus fez uma pergunta a ele a partir do livro de Isaías.

"Ele perguntou 'quem enviarei às nações? E eu disse: 'Eis-me aqui, envia-me' ", respondeu Nasibov. "Desde então eu tentei não perder a oportunidade de ir e pregar o Evangelho em outros países."

Interrogados e perseguidos, mas Deus dá a esperança

Direito antes de sairmos por duas vezes eu tive um sonho que seria preso - então naturalmente eu estava apreensivo sobre a viagem ", disse Farhadov." Mas enquanto eu estava sentado na minha cela de prisão, Deus me fez lembrar desse sonho, mas também me deu uma promessa do Salmo 2 que Ele fará com que as nações nossa herança. Isso me deu esperança e força para suportar ".

Eles eram rotineiramente interrogados e perseguidos, mas Gurbanov disse nunca perdeu a esperança.

"As circunstâncias da prisão eram muito difíceis de modo a impedi-lo de me afetando emocionalmente e fisicamente, eu comecei a orar, mesmo cantando em voz alta e os guardas nem sequer me parar!"

Nem eles param Farhadov de cantar canção que bem conhecido, quão grande é o nosso Deus, em sua língua nativa Azeri.

"Eu estava cantando essa música tão alto e eu não tinha vergonha porque eu queria proclamar em voz alta a verdade da canção."

Enquanto estava na prisão, os homens disseram que encontraram um cristão iraniano segredo converter que veio a fé com a ajuda de Saeed Abedini, o pastor americano lançado em janeiro passado depois de passar mais de três anos na prisão de Evin.

"Oramos com ele, compartilhou a comunhão juntos e nos ajudou a receber o Espírito Santo", disse Farhadov. "Na verdade, foi muito legal porque eu costumava assistir a histórias sobre Saeed on Christian World News e saber que fizemos uma pequena parte da história de Saeed é uma verdadeira bênção."

24/7 Oração pela libertação de homens

Dias após a sua detenção em junho, Alexander Neretin, um pastor da Rússia, começou a campanha para a libertação dos homens.

"Apelamos para diferentes organizações humanitárias, organizações de direitos humanos, organizações cristãs e até mesmo organizações não-cristãos", disse Neretin.

Igrejas em todo o Azerbaijão e nos países vizinhos também se juntaram para tentar ajudar a definir os homens livres.

"Na verdade, há quase dois meses, oramos 24 horas por dia para os nossos irmãos no Irã. Todo mundo estava tão ansioso para orar".

Em seguida, no que diz Neretin foi nada menos que um milagre, as autoridades iranianas decidiu permitir que os homens para retornar ao Azerbaijão sob fiança. 

Neretin voou para o Irã carregando US $ 85.000 em dinheiro da fiança. Dias depois, Nasibov, Gurbanov e Farhadov, voou de volta para casa os homens livres. CBN News se encontrou com eles horas após o seu regresso.

"Nós somos muito gratos aos que oraram por nós e ajudou a levantar o dinheiro da fiança", disse Gurbanov CBN News. "Isso poderia ter acontecido com qualquer um, não são especiais, mas as pessoas estendeu a mão para nós e isso significa muito."

O caso ainda está pendente. 

Enquanto os três provavelmente nunca será autorizado a viajar para o Irã novamente, eles disseram que a prova tem feito pouco para diminuir a sua paixão para compartilhar o amor de Cristo com os outros.

Este é apenas o começo para mim ", exclamou um Nasibov confiante." Há pessoas no mundo que estão esperando para que eu venha dizer-lhes sobre Jesus. Estou pronto e não tenho medo ".

Farhadov disse que a experiência não foi nada fácil. "Ainda que eu sou grato a Deus pelo privilégio que tive de fazer parte do seu trabalho e em um pequeno caminho de sofrer pelo nome de Cristo."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato