O problema do pastor celebridade: Evitando que a honra se torne veneração

Deive Leonardo - um dos pastores mais famoso e amado do Brasil


A Escritura descreve as responsabilidades especiais que os pastores assumem e diz que aqueles que lideram bem a igreja são “dignos de dupla honra” (1 Timóteo 5:17). Em algumas igrejas, porém, o direito pastoral se disfarça de honra.


Certamente, um etos de honra - um desejo de que as igrejas abençoem seus pastores e cuidem bem deles - tem o potencial de corrigir culturas prejudiciais que reduzem os pastores a ações humanas. Vimos o esgotamento do ministério e as consequências danosas que podem resultar quando se espera que os pastores sejam tudo para a comunidade sem os dons adequados de descanso, apoio e recreação. Uma cultura de honra saudável reconhece o peso emocional e espiritual que os pastores carregam ao pastorear um rebanho e busca criar ritmos e políticas sustentáveis ​​e cuidados práticos para o florescimento de longo prazo.


Essa cultura de honra é bem intencionada. Agradeço quando um voluntário separa um prato de comida para mim em um evento da igreja porque estou muito ocupado conectando-me com as pessoas na sala. Minha esposa e eu somos profundamente gratos pelas gentis visitas de congregantes que deixam uma refeição de vez em quando. Em nossa congregação - que está repleta de muitos imigrantes - recebemos presentes generosos de hospitalidade que nos humilharam.


Mas a diretriz bíblica de honrar nossos pastores pode ser executada de uma maneira que se parece mais com um direito santificado. Há uma linha que foi cruzada onde a honra se transforma em veneração, os pastores são tratados como celebridades e a vocação pastoral degenera em um espetáculo secundário.


Muito disso surge de pastores que se levam muito a sério, centrando-se narcisisticamente no sistema familiar da igreja. Mas a questão mais insidiosa está na realidade sistêmica mais ampla que reforça essa cultura.


Em seu importante livro, A Church Called Tov, Scot McKnight e Laura Barringer destacam essa dinâmica. Eles escrevem:


É claro que as celebridades não se formam por conta própria. Atrás de cada pastor celebridade está uma congregação que tanto ama quanto apoia a atmosfera de celebridade. O desenvolvimento de uma cultura de celebridade também não acontece da noite para o dia. Começa quando um pastor tem uma ambição impulsionadora por fama, mas não pode criar raízes a menos que a congregação apoie essa ambição.


Infelizmente, muitas pessoas desejam que seu pastor seja um herói espiritual ou uma celebridade em algum nível. Eles não apenas desejam, mas frequentemente esperam por isso e se descobrem acreditando nisso a respeito de seu pastor.


A cultura da igreja de celebridades não é monopolizada por megaigrejas e grandes nomes. Já vi líderes de igrejas de pequeno e médio porte agirem como se fossem parte da família real.


À luz dessas realidades preocupantes, como os pastores e as comunidades da igreja resistem a esse espírito de direito? Eu gostaria de oferecer duas sugestões a serem consideradas. No mínimo, resistir ao direito exige que as igrejas garantam que seus pastores sejam acessíveis e responsáveis .


Fazendo os pastores permanecerem presentes

Poucas coisas geram culturas de direitos como salas e corredores especiais que intencionalmente mantêm o pastor longe das pessoas. Visitando igrejas por toda parte, testemunhei muitas dessas fugas secretas que normalizaram uma cultura de distância. (Não me interpretem mal, às vezes estou exausto e preciso sair do prédio da igreja pela entrada dos fundos. Mas esta é a exceção.)


Um pastor que não é regularmente acessível às pessoas que lidera não é pastor. Eles podem ser um pregador ou comunicador - mas certamente não um pastor. Em nossa grande congregação de mais de 1.500 pessoas, cada pastor deve estar disponível após os serviços para estar com os congregantes - mesmo que apenas por 15 a 20 minutos. Essa expectativa foi estabelecida muito antes de eu chegar. Não importa o quão grande uma igreja se torne, esse gesto de presença vai longe.


Além disso, uma cultura pastoral que resiste ao direito abre espaço para aqueles que não exercem influência congregacional. Eu tive que lutar com isso muitas vezes. Por ser o pastor líder de nossa congregação, muitas pessoas querem se encontrar comigo. Quando minha assistente marca reuniões, muitas vezes fico tentado a dizer sim apenas para aqueles que têm influência significativa em nossa comunidade. Em mais de uma ocasião, tive que resistir ao impulso de me encontrar apenas com pessoas que sei que têm poder e recursos.


Recebendo as perguntas difíceis

Eu realmente não gosto da palavra responsabilidade , especialmente como é normalmente usada em contextos cristãos. A responsabilização muitas vezes aparece como confissões forçadas, embaraçosas e obsoletas para um grupo de pessoas que você nem conhece bem - pelo menos essa foi minha experiência no passado. Mas resistir ao direito requer compaixão e honestidade. Todo pastor precisa de um ambiente onde perguntas difíceis possam ser feitas regularmente.


Eu estaria mentindo se dissesse que faço isso com alegria. Eu não gosto de ouvir o que fazer. Eu quero dar as cartas. Quero informar as pessoas, não pedir permissão. No entanto, esta tem sido uma das salvaguardas mais importantes para minha liderança e vida pastoral.


Sou grato por relatar a um conselho de anciãos que faz perguntas difíceis mensalmente. Sou grato por eles não estarem “impressionados” comigo. Nos últimos anos, tive de crescer significativamente em meu relacionamento com o conselho. Até hoje, submeter-me a uma autoridade saudável é uma luta para mim. Meu falso eu é exposto. Meu perfeccionismo é visto claramente. Mesmo assim, no fundo, sei que Deus está me protegendo.


Chegar a um lugar onde pastores e comitês possam se relacionar de maneira a manter a tensão da graça e da verdade requer um alto nível de autoconsciência, humildade, diferenciação e coragem para fazer perguntas difíceis.


Uma maneira simples de medir a humildade como líder é dizer a si mesmo: "Identifique honestamente as tarefas e as pessoas que você acha que estão abaixo de você." Tive que perguntar isso a mim mesma mais do que gostaria de admitir.


O ministério pastoral deve ser marcado pela humildade. Nossas igrejas podem ajudar criando culturas que priorizam a acessibilidade e a responsabilidade e resistem ao direito. Essas mudanças não acontecem durante a noite. As políticas que fazemos hoje, porém, podem continuar a mudar as expectativas, depois os instintos e depois os corações de nossos líderes no futuro - e dar-lhes mais em que pensar e orar enquanto caminham de seus carros na neve.


por Rich Villodas - pastor principal da New Life Fellowship e autor de The Deeply Formed Life .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato